quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Interfaces 10 - A palestra

Participei hoje como componente do painel Games: Modelos de Cultura e Negócios, do evento Interfaces 10, realizada na Fundação Getúlio Vargas aqui no Rio de Janeiro. Na mesma mesa estavam comigo o James Portnow (o responsável pelo vídeo "So you want to be a game designer, que coloquei aqui no Blog, colunista do Gamasutra e designer de jogos como o Call of Duty), o Prof Esteban Clua, coordenador do Media LAb da UFF e professor do Instituto de Computação da UFF, Roberto Ierusalimschy, criador da Linguagem LUA e professor da PUC do Rio de Janeiro e meoderando Arthur Protásio Pesquisador do CTS responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento de jogos, CTS Game Studies da FGV.


Detalhe da Mesa da esquerda para direita : Eu, James Portnow, Arthur Protásio,
Prof. Roberto Ierusalimschy, Prof. Esteban Clua.

Durante a mesa redonda apresentei um pequeno painel sobre Cultura de Jogos com aspectos, tanto em educação como indústria. Na minha opinião tivemos um painel super interessante já que diversos aspectos de produção, pesquisa e educação foram abordados por nós palestrantes. O público presente foi muito receptivo e em seguida fomos para uma conversa sobre diversos assuntos que envolveram desde desenvolvimento, pesquisa, educação e até mesmo velhos jogos.


Início de minha palestra

Aliás queria falar muito sobre o James Portnow, um cara muito simpático, jogador de boardgame e jogos eletrônicos, além de ser um pesquisador atuante na área. Conversamos sobre ideias, mercado, jogos e também sobre o NAVE, onde ministro minhas aulas. Acho que o intercâmbio hoje foi muito produtivo e juntamente com o Arthur Protásio da FGV, que organizou o evento e atuando na área, uma série de projetos começaram a surgir e acho que em breve teremos muitas coisas boas na área de produção de jogos. Amanhã vai ser interessante pois iremos jantar para discutir várias iniciativas e obviamente falar sobre jogos. Prometo a vocês fotos e mais sobre este encontro.

Nenhum comentário: