quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Jogo em Sala de Aula

Ontem eu tive uma experiência muito interessante no Nucleo Avançado de Ensino da Oi, conhecido aqui no Rio como Nave. Levei para as turmas de 1o. ano do Segundo Grau Técnico uma "aula palestra" sobre jogos de tabuleiro modernos. O interessante que pude notar é que a maior parte dos alunos ficou surpresa pelos jogos diferentes do "mainstream" existentes hoje no Brasil. Apesar da grande maioria estar antenada digitalmente com os videogames em geral, muitos se entusiasmaram com a possibilidade de criarem jogos "análogicos" e que pudessem adaptar ao mundo digital.

A parte mais interessante da aula foi quando fizemos um workshop de criação de um jogo. Dividimos as turmas em grupos e propusemos um desafio do qual consistia no desenvolvimento de uma idéia de jogo. Tivemos numa grande maioria "adaptações" de títulos conhecidos do mercado, com mecânicas tradicionais do rolar e mover, bem como alguma coisa feita em cima de cardgames que a garotada normalmente conhece. Mas para minha grande surpresa recebi 3 temas que me chamaram a atenção :

a) Um jogo terapeutico que tinha como premissa resgatar pessoas que tivessem sofrido algum tipo de trauma ou estivesse com algum tipo de dependência química;
b) Um jogo que ensinava hábitos alimentares corretos e dicas de saúde;
c) Um jogo vocacional, do qual os jogadores escolhiam uma profissão e tinham que enfrentar desafios da mesma.

O que eu mais gostei foi que submetemos esta proposta e deixamos que os alunos utilizassem seu potencial criativo no processo. A faixa etária das turmas estava na faixa dos 15 anos e a maior parte dos alunos vinha de comunidades carentes, ou famílias de baixa renda. Isto me chamou muito a atenção já que um trabalho de formação do indivíduo com os jogos é possível e ainda podemos incentivar o desempenho em outras cadeiras justamente com ferramentas lúdicas.

Adorei este atividade foi bem recompesnadora em termos acadêmicos. Tive uma visão bem ampla de alguns problemas sociais, mas que podem ser debatidos utilizando os jogos modernos, para incentivar o processo de desenvolvimento do indivíduo. Gostaria muito de discutir com as pessoas sobre isso.

Nenhum comentário: