segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Universalização do Conhecimento

Antes de começar o meu texto, queria parabenizar o Fel e o Warny pela Torre das Peças, novo evento do calendário Lúdico carioca e que foi um sucesso no último sábado dia 15 de novembro no Bob´s ! Espero que o evento cresça e com certeza estarei no próximo jogando com a galera !!!!

Queria iniciar este texto com uma frase :

"Do mesmo modo que o campo, por mais fértil que seja, sem cultivo não pode dar frutos, assim é o espírito sem estudo."
(Cícero)

Quando estudamos adquirimos o conhecimento (isto não significa que comnquistemos a sabedoria), um conjunto de informações que podem nos conduzir a diversas coisas boas, mas também infelizmente a coisas más. O verdadeiro sábio é aquele que propaga seus conhecimentos e os universaliza com todos que precisam.

Este ato de compartilhar seus conhecimentos é algo ainda utópico, a escola, tenta fazer isso através dos preceptores que amam ensinar. Eu adoro ensinar, adoro passar conhecimento para todos aqueles que precisam e tenho como filosofia que quanto mais levarmos as pessoas a refletirem sobre sua vida, poderemos mudar um pouco esta nossa sociedade tão cheia de problemas.

Acho que não existe propriedade de conhecimento, nem "entrega de ouro" para um ou para outro, o problema é que a ignorância faz com que as pessoas se abriguem em conchas, com medo de que percam o controle das coisas.

A Igreja Católica tentou fazer isto durante muito tempo suprimindo com argumentos religiosos e diversos luminares como : Galileu, Bruno, etc, foram castigados, mas no final o conhecimento e sua propagação venceram estas barreiras. Acho uma infantilidade nos dias de hoje tentar guardar para si, ou mesmo para um grupo, algo que poderia ser útil a todos, pois mais cedo ou mais tarde este conhecimento irá vazar.

Claro que os interesses econômicos hoje tentam parar a universalização da informação, mas a Internet de certa forma está dando os primeiros passos para acabar com isso e hoje temos, uma profusão de sites com uma tonelada de informações ao nosso alcance. É uma luta ainda desigual pois dificilmente os donos do poder irão desistir de resguardar estas informações.

A comunidade Lúdica contudo é bem diferente de muitas comunidades que vemos aí fora, pois desde de sua formação, encontramos sempre pessoas dispostas a colaborar e divulgar as informações para todos, na expectativa de que a mesma cresça cada vez mais. Tenho conversado com muita gente desde designers, jogadores, donos de empresa e todos tem uma boa vontade enorme em ajudar. Parece que para eles o mundo não tem fronteiras e todos nós fazemos parte de um mesmo grupo.

Acho interessante eu poder ter este contato com várias pessoas de diversos países e trocarmos idéias a respeito de regras, dúvidas, experiências e ainda podermos colaborar uns com os outros. Eu mesmo tive uma experiência muito boa no Cosmic Mogul, pois meu desenhista é um americano que se tornou um amigo e que nos conhecemos justamente trocando experiências entre jogos. Ao mesmo tempo tenho contatos com amigos que fiz na Holanda, Portugal, Espanha e Alemanha, todos unidos pelo ideal dos jogos de tabuleiro.

Como disse antes, parece que não existem fronteiras neste mundo, não existem países e as pessoas se integram, diferente do nosso mundo lá fora cheio de problemas e preconceitos, fomentados por políticos que fomentam um nacionalismo xenofóbico e que causa tantos anátemas com as pessoas.

Com isso queria terminar meu texto com mais uma frase, homenageando todos aqueles que contribuem com nossa comunidade com informações, dicas, eventos, enfim conhecimento em geral :

"Se eu vi mais longe foi por está de pé sobre ombros de gigantes"
(Isaac Newton)

Abraços a todos e ótima semana !

Nenhum comentário: