terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Etapas da Criação de um Jogo

Fiquei muito feliz em ver um comentário de um amigo nosso de Portugal, o Carlos Abrunhosa, que no meu post Alguns pontos importantes a serem considerados no design de jogos fez a seguinte pergunta :

Já agora quais são, no teu entender, as principais etapas porque passa a criação de um jogo?

Vou responder a pergunta com o trecho de meu livro sobre design de jogos que será publicado agora em março de 2009. Vamos lá :


O processo de desenvolvimento do jogo passa pelas seguintes fases :

- Idealização
- Pesquisa
- Implementação

Um ponto que foi muito importante em nosso processo de desenvolvimento de jogos foi a pesquisa. As diversas informações obtidas com a pesquisa nos serviram até apara a escolha da mecânica e que norteou o desenvolvimento do jogo. A fase da escolha da mecânica é muito importante em nosso desenvolvimento, já que o jogo vai ser conhecido primariamente por seu tema e em seguida por sua mecânica. Diversos casos de mecânicas mal implementadas contribuíram para o fracasso de um sistema. Outro ponto no que diz respeito a implementação é que nesse ponto esbarramos com alguns pontos importantes já que no início a “coisa esta ainda meio nebulosa”.

Por mais que façamos estimativas de diversos valores ou fatores de jogo, pode ocorer num playteste o surgimento de uma nova variável não pensada colocando o famoso “lockdown” (travamento) no jogo. Decisões absurdas em alguns casos devem ser consideradas, coisa que já ocorreu no desenvolvimento de nosso jogo Cosmic Mogul, onde um jogador se viu sem dinheiro e nada mais pode fazer durante o resto da partida.

O jogador com decisões absurdas ainda é um fator a ser pensado na concepção, mas o jogo não pode ser totalmente desenvolvido para ele, significando colocar o sistema numa situação totalmente fora de padrão. Por isso estas considerações devem ser levadas a frente.

Lidando com as falhas

No nosso exemplo de desenvolvimento passamos por diversas falhas na jogabilidade, neste momento temos que tratar as falhas e erros de projeto. Este tipo de problema é detectado nos playtestes e deverá ser tratado da seguinte maneira :

a) Procure levantar os fatores de desequilíbrio - O que está em excesso ou que está faltando dento do sistema ? Analise modificando durante o desenrolar de uma partida de testes para ver como o sistema de jogo responde.

b) Problemas na Mecânica - Se a mecânica não estiver permitindo o funcionamento de um sistema é necessário alterá-la, é raro isto acontecer mas pode existir um momento que este fato ocorra.

c) Estude os resultados - um outro ponto é o estudo dos resultados de uma partida. Se um jogo possui resultados díspares, como por exemplo pontuação muito diferenciada ou sucessivos empates, algo está errado. É necessário tomar este cuidado para evitar uma “quebra” de regras.

d) Extressando o sistema - Uma outra coisa é o chamado teste de stress. Este teste consiste em fazer jogadas consideradas absurdas para verificarmos se o sistema responde bem a este tipo de problema (lembre-se do jogador sem dinheiro no nosso exemplo acima). Se o sistema proporcionar uma saída, temos algo bem estável em “funcionamento”.


e) Rejogabilidade - Um ponto muito importante a ser considerado é a rejogabilidade, ou seja como o jogo se comporta com um número diferentes de jogadores, ou s eo mesmo tem uma sequência de jogadas que ao ser descoberta permite sempre a vitória ou o empate. Se o jogo mostrar que existe uma sequência para a vitória, o mesmo poderá estar fadado ao fracasso e se tornar um título totalmente fora de mercado.


Espero Carlos que eu possa ter respondido as suas dúvidas, caso contrário fique a vontade para fazer mais perguntas.

Nenhum comentário: