terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Alguns pontos importantes a serem considerados no design de jogos

Ontem tive a oportunidade de dar um pequeno seminário para os alunos de 2o. grau do curso técnico do Núcleo Avançado de Ensino, a NAVE, do projeto Oi Futuro. Estava conversando com eles sobre o porque da escolha dos cursos e porque a ampla maioria não tinha escolhido o curso de design de jogos. Muitos afirmaram que a maior dificuldade era a programação, já que os conceitos básicos de lógica se tornaram um empecilho.

A idéia de fazer um jogo continuava na cabeça de muitos, mas o ato de programar tirou a vontade de continuar na cadeira. Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Esperança, nos fala que precisamos falar a linguagem do aluno, onde o educador tem que ajudar que o mesmo se descubra, ou melhor encontre as aptidões das quais irá se desenvolver profissionalmente.

Em muitos casos isto é bem difícil, já que os educadores tem alguns vícios dos quais os alunos acabam se tornando parte e vítimas. Teriamos que repensar a escola em diversos aspectos, mas não gostaria de entrar nesta seara agora, pois as lições que aprendi estou tentando trazer para o curso de design de jogos.

A vontade de criar alguma coisa deveria ser instigada de alguma maneira, tentando resgatar o desejo de fazer algo. Alguns alunos ficam deslumbrados num primeiro momento, pois pensam que o ato de criar um jogo, equivale a uma brincadeira. A verdade é que quando abraçamos a criação profissional de um produto, diversas etapas são feitas e algumas se tornam tediosoas e podem nos levar até ao aborrecimento.

Ao criarmos um jogo temos que ter em conta que o mesmo estará susceptível a diversas mudanças de projeto e até mecânica. Ninguém faz um produto "de primeira", ou seja, existe um trabalho de desenvolvimento bem considerável.

Acho que isto deve ser passado durante os primeiros estágios de desenvolvimento dos jogos, já que a maioria dos alunos pensa que num passe de mágica, estaremos fazendo clássicos e campeões de venda. Fica aqui o espaço para o debate.

2 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Já agora quais são, no teu entender, as principais etapas porque passa a criação de um jogo?

Unknown disse...

A similaridade com o dsenvolvimento de projetos é muito grande , passamos por projeto informacional, projeto conceitual, pré-projeto e projeto em si , cada etapa engloba ai uma serie de atividades , e como bom gerenciamento da atividade ,gosto do gerenciamento e projeos.

muito bacana Antônio o blog e a iniciativa

abraço!