domingo, 31 de julho de 2011

Criando um Jogo - Parte I - Primeiros Passos !

Introdução

Como vão todos ? Estou iniciando uma série de artigos uma série de artigos para todos aqueles interessados no processo de criação de um jogo a partir do zero. Resolvi fazer isso mediante o pedido de diversos educadores e aspirantes a game design que

se mostraram interessados em diversos eventos que participei. Nesta primeira lição vamos começar a construir o conceito de um jogo passado no Brasil Colonial dos períodos de 1560 a 1790. Inicialmente fiz um jogo de cartas chamado Mascates, que foi testado sob o ponto de vista educacional e lúdico alcançando os resultados desejados.

Arte original de José Augusto Praguer

Fazendo diversos estudos e pensando numa melhoria para o Mascates, resolvi modificar o jogo para uma nova visão e com melhorias, pensando em expandi-lo de um simples cardgame, para um jogo de tabuleiro completo, guardando todos e ampliando os aspectos de jogabilidade e tendo também um viés educacional. O que é interessante nestes nossos artigos é que o jogo vai ser REALMENTE desenvolvido em “tempo real” ou seja nas próximas semanas vamos viver um “developer´s diary” do mesmo. Espero que agrade a todos.

Iniciando

Quando temos o primeiro insight de desenvolvimento de um jogo, pensamos em diversas coisas que podem ser exploradas. Uma das primeiras perguntas que devemos fazer é : aonde eu quero chegar com o meu jogo ?

Vamos pegar o projeto inicial do Mascates, que basicamente era um cardgame sobre o Brasil Colonial que reproduzia o comércio entre as principais capitanias da época. Queríamos montar um jogo de fácil entendimento, jogabilidade e que tivesse uma visão Euro da coisa. O primeiro passo foi a pesquisa histórica, ou seja que períodos iríamos explorar e tornar os mesmos elementos de jogo. Entramos no primeiro ponto de um design de jogo : pesquisa.

A pesquisa realizada para o Mascates envolveu 3 fases :

a) Internet - Fizemos inicialmente uma varredura na wikipédia, sites de muses, sites de bibliotecas, em busca de documentos, gravuras, pinturas, etc para iniciarmos uma imersão no contexto. Foi muito interessante que neste momento tivemos um efeito colateral, ou seja acabamos pensando em jogos simples para lançamento que foram devidamente anotados e guardados para momentos futuros.

b) Professores - Consultamos alguns professores de história para capturar elementos de interesse didáticos e que chamavam a atenção dos alunos. Levantamos diversos pontos e anotamos os mesmos para pudéssemos resgatar durante o processo. Isto nos ajudou na concepção do cenário a ser utilizado.

c) Livros e Publicações - Numa última fase fomos em busca de livros e publicações em bibliotecas e adquirindo livros para consulta. Esta fase foi a congregação de tudo acima, para a construção final do cenário de jogo.

Depois desta fase veio a da escolha de mecânica de jogo. Vamos definir que a mecânica é o conjunto de mecanismos que fazem um jogo funcionar (exemplo role o dado e movimente-se tantas casas). No caso do Mascates trabalhamos desde gerenciamento de recursos, até eventos de jogo. Estas escolhas foram feitas baseadas em alguns fatores que queria simular, até chegar um modelo final de protótipo. Com isso na mão montamos um arcabouço de regras e fomos para a próxima fase que eram os testes de jogo.

Playtestes iniciais do Mascates

Nisso iniciamos o processo de adequação, mudanças e balanceamento de jogo, para fecharmos uma versão final e assim executarmos as artes propriamente ditas. Estes processos resumidos parecem bem simples, mas foram frutos de meses de trabalho e de diversas acertos. Quando finalmente colocamos o jogo para o publico final, estávamos com o produto finalizado e operacional.

Três anos depois do lançamento da versão inicial do Mascates, resolvi partir para um jogo mais ousado e que explorasse aspectos que eu desejava no jogo, mas não visionava ainda os mesmos. Algumas coisas aconteceram desde a primeira versão de cartas do jogo, mas uma delas que me chamou a atenção foi o amadurecimento do mercado e de um público mais exigente. A partir destas premissas, o processo de construção de um novo jogo foi iniciado. O começo do trabalho novamente está na pesquisa ou seja estou trabalhando numa linha mais aprofundada da história do Brasil, com outras opções a mais. Basicamente são as seguintes :

a) Chegada de mercadorias da metrópole portuguesa;

b) envio de mercadorias do Brasil para Portugal;

c) Viagens de exploração pelo interior do Brasil;

d) Variação de mercado de produtos;

e) Construção de melhorias/extras no jogo.

Estas idéias inicialmente flutuam e algumas já tomaram a forma inicial de trabalho. O próximo passo é organizar isso em uma mecânica(s) funcional(is) de jogo, explorando estes aspectos.

Criando o seu jogo - Primeiro passo : Busca de material

A criação de um jogo é nada mais que um processo de sistematização de um processo, seja real ou imaginário. As abstrações desejadas para que seja possível criar um produto como esse são intimamente ligadas as necessidades do mesmo. Antes de você colocar “mão na massa”, é necessário duas coisas :

a) Conhecimento de uma teoria básica de game design;

b) Conhecimento de jogos;

Muita gente no Brasil ainda vive em jogos antigos do século XX como o Monopoly, Game of Life, Clue (Detetive), etc. Vamos então começar a fornecer um pouco de material para vocês começarem a estudar. Alguns Jogos para você baixar, imprimir e jogar

Maziacs the Boardgame - http://george.makasoft.net/Maziacs-TheBoardgame.zip

Micro Space Empire - http://boardgamegeek.com/boardgame/99698/micro-space-empire

Colonialismo - http://boardgamegeek.com/boardgame/67917/colonialism

A Colheita - http://boardgamegeek.com/file/download/7oad76ylgn/The_Harvest.zip

Pocket Civ (recomendado) - http://boardgamegeek.com/boardgame/28044/pocket-civ

E para finalizarmos um desafio para vocês ! Já que todos desejam criar jogos que tal vocês se proporem a fazer um ? O tema é livre e vocês vão utilizar um baralho normal e um dado de 6 lados ! Quem quiser enviar sua idéia para publicarmos aqui no blog, seja bem vindo !

Bom pessoal, é isso ! Na nossa próxima lição vamos abordar mais aspectos da criação do jogo em si !

6 comentários:

Denise disse...

Legal a ideia de fazer um jogo sobre um assunto que poucos se interressam mais que é muito importante.

Denise disse...

Seria bem legal se nesse jogo as pessoas pudessem escolher o destino de seus personagens, tornando esse jogo um jogo de estratégia e não somente de sorte. Assim como era a vida de um comerciante naquele tempo.

Antonio Marcelo disse...

Denise

Acompanhe a próxima parte... creio que você irá gostar !

Thiago Escobar disse...

Oi,

Você sabe me dizer como faço para registrar um jogo meu?

Tati disse...

Quero mto aprender a fazer um jogo!

Unknown disse...

GOGO Live Mod Apk is a fantastic live streaming platform that allows you to find friends all around world! You can download this mod to click this link and go to site download [url=https://happymod.net/gogo-live-mod-apk]HappyMod[/url] You can find thousands of great live streaming shows and remarkable functions from