As pessoas gostam de abrasileirar palavras em inglês para o português, e a palavra Gamification, em português, Gamificação, não me agrada, prefiro ludificação, ou ludificar um processo educacional. Neste nosso encontro inicial trabalhamos com aspectos de matemática e português e trouxemos a metodologia de game design para o mesmo. Ou seja ludificamos todo um conteúdo.
Os desafios inicias por parte do design é trabalhar com uma série de limitações impostas pelo meio e pela realidade educacional. Temos que lembrar que não é só um processo voltado para uma realidade ideal, ou seja, a escola com todos os recursos. Muitas escolas estão ao "céu aberto", ou seja vivem uma realidade precária e as vezes penosa.
Contudo uma coisa que pensei como Game Designer e educador é o aproveitamento de tantas coisas a nossa volta para a criação de elementos lúdicos em sala de aula. Exemplo : tampinhas de garrafa, são ótimos elementos para o ensino de matemática, com jogos que incitassem o raciocínio lógico. Mas eu pergunto, será que o educador tem esta cultura lúdica para criar isso ?
Isto também é matéria de discussão : dar a capacitação ao educador para que ele conheça como aproveitar estes recursos para criação de novos jogos. Acho que esta discussão poderia ser iniciada aqui.
4 comentários:
Olá companheiro. Tô dentro. Se quiser posso te oferecer algumas estudantes do Curso de Formação de Professores para começar a pôr em prática estas ideias.
Como posso contatar você ?
Abs
Sou graduando de licenciatura em letras/inglês pela UNEB e me interesso em desenvolver atividades através de jogos. Andei pensamento em algo como utilizar jogos de tabuleiro para ensinar literatura inglesa ou portuguesa.
Professor qual literatura aborda essas diferenças: Ludificar e Gameficar. abs
Postar um comentário