quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jogos e Educação


Esta semana estive envolvido em processos de criação de jogos para o ensino fundamental. Achei muito, mas muito interessante o que fizemos, eu e as professoras, transformando matérias de sala de aula em jogos que poderiam ser utilizados como apoio ao processo de alfabetização. Trabalhar uma nova linguagem para que a criança se sinta interessada em aprender com o lúdico, é fantástico.

As pessoas gostam de abrasileirar palavras em inglês para o português, e a palavra Gamification, em português, Gamificação, não me agrada, prefiro ludificação, ou ludificar um processo educacional. Neste nosso encontro inicial trabalhamos com aspectos de matemática e português e trouxemos a metodologia de game design para o mesmo. Ou seja ludificamos todo um conteúdo.

Os desafios inicias por parte do design é trabalhar com uma série de limitações impostas pelo meio e pela realidade educacional. Temos que lembrar que não é só um processo voltado para uma realidade ideal, ou seja, a escola com todos os recursos. Muitas escolas estão ao "céu aberto", ou seja vivem uma realidade precária e as vezes penosa.

Contudo uma coisa que pensei como Game Designer e educador é o aproveitamento de tantas coisas a nossa volta para a criação de elementos lúdicos em sala de aula. Exemplo : tampinhas de garrafa, são ótimos elementos para o ensino de matemática, com jogos que incitassem o raciocínio lógico. Mas eu pergunto, será que o educador tem esta cultura lúdica para criar isso ?

Isto também é matéria de discussão : dar a capacitação ao educador para que ele conheça como aproveitar estes recursos para criação de novos jogos. Acho que esta discussão poderia ser iniciada aqui.

4 comentários:

Mário Serra disse...

Olá companheiro. Tô dentro. Se quiser posso te oferecer algumas estudantes do Curso de Formação de Professores para começar a pôr em prática estas ideias.

Antonio Marcelo disse...

Como posso contatar você ?

Abs

Igor Mascarenhas disse...

Sou graduando de licenciatura em letras/inglês pela UNEB e me interesso em desenvolver atividades através de jogos. Andei pensamento em algo como utilizar jogos de tabuleiro para ensinar literatura inglesa ou portuguesa.

Francisco Pedro Velasquez disse...

Professor qual literatura aborda essas diferenças: Ludificar e Gameficar. abs