domingo, 17 de julho de 2011

Jogos e Educação II



Ontem tive a grande oportunidade de participar do "Educontro" da Educopédia, no Nave aqui no Rio de Janeiro. Ministrei uma pequena palestra sobre jogos e educação para cerca de 250 professores do estado e que serviu para desvelar alguns aspectos sobre os jogos em geral. A Educopédia é é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. Elas incluem planos de aula e apresentações, voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Nela existem diversas atividades, incluindo jogos, que tem como objetivo ensinar. É um projeto fantástico e que todos devem olhar com muita atenção (Sou um dos felizes participantes com um dos projetos como Game Designer : o Projeto Pé de Vento !)

Foram 30 minutos com eles falando sobre diversas coisas e mostrando uma faceta diferente sobre os jogos. O foco que abordei foi um pouco diferente das palestras tradicionais, já que a maioria era de um público não gamer e ávido por informações. Um dos pontos mais interessanres foi quando falei sobre jogos educativos. O pessoal riu quando coloquei o que são os jogos educativos na escola :

Outra coisa que foquei foi a integração dos jogos no processo de educação e convívio social, no foco do educando e a família. Eu adorei ouvir comentários dos educadores como , "você conseguiu me mostrar uma faceta diferente dos jogos, tinha várias ressalvas contra a respeito". Nesse momento fiquei muito interessado, pois deve haver muita gente com uma visão somente negativa dos games. Foi muito positivo para mim este encontro e sobretudo a atenção e o carinho que os professores tiveram comigo. Tenho só que agradecer a oportunidade de estar ali com eles.



Um comentário:

Francisco Pedro Velasquez disse...

Olá professor, Queria parabenizar o seu blog. Estava na platéia no encontro do Educopédia. Uma pequena correção:O projeto é uma iniciativa da SME RJ com professores da rede municipal. Como sou professor das duas redes (Estadual e Municipal), sou beneficiados duas vezes. abs