terça-feira, 28 de junho de 2011

Clássicos Recomendados


Vou de tempos em tempos tentar publicar uma pequena resenha sobre jogos clássicos de tabuleiro (inéditos na sua maioria no Brasil, sic...) de tempos em tempos aqui no blog, para que você leitor possa aumentar sua cultura lúdica. Vou começar com um dos jogos mais importantes dos jogos modernos : o Puerto Rico.

O Puerto Rico é um jogo de estilo Alemão desenvolvido por Andreas Seyfarth e publicado em 2002 pela empresa alemã Alea. O jogo se desenrola na ilha de Porto Rico durante o período colonial do Caribe, onde os jogadores assumem diversos papéis durante um turno de jogo. O vencedor é quem ganha mais pontos de vitória, através de envio de mercadorias para a metrópole. De 3 a 5 jogadores, uma partida dura em média 1 hora e meia. O forte do jogo é a administração de recursos e uma estratégia digna de xadrez.

Durante uma partida, o jogador pode construir prédios, fazer plantações, vender bens no mercado e gerenciar a chegada de trabalhadores para trabalharem em sua colônia. O jogo permite um grau de gerenciamento de recursos e economia impressionantes. Os jogadores podem criar diversas situações e estratégias de jogo baseadas em produção, venda de produtos ou mesmo nos tipos de prédio utilizados. O jogo não é complexo para aprender, mas as táticas de jogo podem variar dando diversas maneiras de alcançar a vitória.

O Puerto Rico é considerado pela maioria dos jogadores como o melhor jogo do mundo, inclusive foi por muito tempo o número 1 da lista da Boardgamesgeek. O jogo fez tanto sucesso que gerou um novo jogo dos quais muitos chamam de o “Puerto Rico de cartas”: o San Juan.

Mas o que faz o jogo ser tão bom ? Primeiro suas mecânicas dão valor a uma boa estratégia, com o fator sorte praticamente inexistente. Os jogadores realmente precisam pensar passo a passo o que vão fazer durante o jogo. O conceito de papéis que citamos acima permite uma flexibilidade durante a partida, tendo um grau de rejogabilidade altíssimo. Hoje o Jogo cpnta com algumas expansões oficias e as fan mades e é recomendado por todos aqueles que desejam conhecer os jogos modernos.


Nenhum comentário: