domingo, 26 de junho de 2011

Prototipação


Uma das coisas que fazemos normalmente em um processo de criação de jogo é a prototipação dos mesmos. Esta atividade se dá normalmente para testes em geral de jogabilidade, conceitos ou mesmo arco de história.
Prototipar no chamado "papel de pão" (com componentes muito simples, seja no real ou eletrônico), é uma das coisas mais lógicas a serem feitas. No momento do teste não estamos ligando para beleza ou design arrojado, simplesmente estamos testando e a coisa está fluindo ou não. Muitos aspirantes a designer de jogos querem fazer algo muito belo

, mas como sempre falamos, o objetivo é testar e não fazer a versão final do jogo. Mas antes de fazermos qualquer coisa é preciso fazer um roteiro simples. Vamos exemplificar com a construção de uma quest simples. Observe abaixo o roteiro inicial.

Nome da Quest : Clube da Luta

Plot

O jogador precisa visitar uma das academias de seu estilo para poder conhecer mais sobre as formas de luta e as possibilidades de desenvolvimento do personagem. Ele deverá entrar na academia e vivenciar a experiência


Quest

Visitar a academia específica de seu estilo de luta, falar com o mestre e vencer uma luta com um aprendiz.


Dono da Quest

Mestre da Academia e Lutador Amador

Diálogos

Inicial : Olá , vejo que você está entrando no mundo das arte marciais. Mas saiba que o caminho é arduo e com muitas dificuldades. Eu sou o mestre que pode orientar você neste caminho, contudo você precisa me provar isso ! Lute com um dos meus alunos aprendizes e conquiste o meu respeito ! Você aceita o desafio ?

Em caso de sim : Ótimo ! Vamos a luta !

Em caso de Não : Eu entendo você ainda não se sente confiante, volte mais tarde !

Em caso de vitória : Parabéns você conquistou o meu respeito ! Seja bem vindo ao mundo das artes marciais !

Recompensa

Itens ganhos :

- Um short de luta
- 2 isotônicos
- 40 Xp

Em caso de derrota : Você precisa treinar mais, tente outra hora !

Trigers :

Questcompleta - abre as quests 1 e 2

1)Visitando um amigo

2) As Ruas do Medo

Quest não completa - não abre a próxima quest e coloca o jogador e abre um quadro orientando ele para o hospital para ser curado.


NPCs da Quest : Mestre da Arte Marcial e Lutador aprendiz
Prédio da Quest : Academia da arte marcial do jogador

Nota Importante : Nenhuma academia deve ser aberta para desafios enquanto o jogador não fizer esta quest

Level da Quest : 1

Título (achieve) - Lutador !

Diálogo Pós quest

Mestre : Fique a vontade para treinar aqui e desafiar nossos alunos.

Status : Em implantação

Observe esta ficha simples acima, ela permite que o programador possa já ter a lógica e observar os objetos utilizados. Numa segunda fase é feita a implmentação desta quest. Por exemplo isto pode ser feito num programa simples para que possa ser testada a lógica. Por exemplo podemos utilizar o programa RPGMAKER VX para isso. Veja o exemplo abaixo :

Tela do protótipo - Simplicidade

Exemplo de teste do Diálogo

Exemplo de teste de opções e lógica

Codificação no RPGMAKER para teste de lógica e jogabilidade

Este exemplo acima server para ilustrar bem a filosofia do desenvolvimento de protótipos. Fazemos isso para facilitar em muito nosso trabalho. A mesma coisa serve para jogos de tabuleiro...

Exemplo do jogo Palmares

Lembre-se que nesta fase nos queremos TESTAR ! Beleza só depois do jogo pronto !

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